A gestão de coletas e entregas é considerado um dos maiores desafios para as transportadoras, visto que tratam-se de etapas cruciais nas operações do transporte de cargas. Ainda mais porque, é por meio delas que garantem ao consumidor uma experiência satisfatória com a empresa.
Dado isso, é primordial entender que essa gestão é um processo estratégico para os negócios e que pode garantir a fidelização dos clientes. Pois, quando eles passam por problemas com rastreamento de uma mercadoria ou os recebem danificados, terão péssima impressão da empresa. Em contrapartida, se os clientes tiverem uma entrega rápida, segura e eficiente, suas expectativas serão atendidas, gerando assim a chamada experiência total.
Isto posto, para entender mais sobre este assunto, a seguir, veja como realizar coletas e entregas com segurança, agilidade e eficiência.
Planejamento estratégico
O primeiro passo para realizar coletas e entregas de maneira eficiente é por meio de um planejamento estratégico, o qual deve desenvolver todas as etapas de entregas do momento da compra até a sua chegada ao consumidor final. Desse modo, com o planejamento adequado proporciona ainda, o estabelecimento de prazos de entregas mais ágeis a partir de rotas assertivas e econômicas.
Neste sentido, essas rotas podem ser criadas por meio do sistema de roteirização, que leva em consideração vários fatores que influenciam na eficiência da entrega. Com isso, o planejamento de rotas automatizadas propicia que o transportador acompanhe em tempo real as informações com maior visibilidade dos processos, além da redução no tempo de entrega e nos custos.
Vale ressaltar ainda, que na realização do planejamento é importante considerar possíveis contratempos, e por isso, o ideal é que sejam elaboradas alternativas hábeis e seguras. Por consequência, isso evita que os clientes e as empresas sejam prejudicados. E para a devida elaboração dessas alternativas deve-se utilizar dados históricos, como por exemplo, quais são os meses do ano mais chuvosos e que tornam a rota intransitável. Entretanto, é preciso considerar outros fatores como restrição de tráfego, peso, horário, entre outros.
Estratégia para a gestão de coletas e entregas
Durante o processo de coleta e entrega das mercadorias é importante que sejam adotadas algumas estratégias que visem colaborar na gestão desses processos. Os quais podemos citar:
Monitoramento simultâneo veicular
Trata-se de um importante sistema, não apenas por conta da segurança, mas também para oferecer maior qualidade nesta atividade. Com isso, o serviço de gestão inteligente é capaz de registrar dados como tempo de atendimento a cada cliente, velocidade média de trânsito e outros aspectos que geram rotas mais eficazes.
Comunicação
Outra questão significativa para as etapas de coletas e entregas, é a comunicação. Já que manter o cliente atualizado sobre o andamento do transporte é essencial para aumentar o seu nível de satisfação com o serviço.
Além disso, uma boa comunicação também auxilia os colaboradores. Por exemplo, caso algum motorista tenha algum problema para encontrar o local de entrega, ou ainda, para entrar em contato com o cliente, poderá solicitar ajuda à própria equipe. No geral, o recomendado é que haja um bate-papo em tempo real, a fim de que essas comunicações ocorram de forma simplificada.
Despacho automatizado
Para as empresas que trabalham com entregas sob demanda, é fundamental que as mesmas sejam capazes de despachar rapidamente à medida que novos pedidos cheguem. Sendo assim, ao contar com o envio automatizado, viabiliza mais tempo para que a equipe se concentre em outras atividades.
Controle de estoque
O controle de estoque é de suma importância no intuito de organizar o fluxo de produtos e garantir que o prazo de entrega seja cumprido. Logo, é interessante que o gestor tenha uma noção sobre os índices de vendas da empresa e assim consiga se antecipar às demandas dos clientes e identificar o tempo ideal que uma mercadoria necessita ficar em estoque.
Automatização dos processos
Atualmente o investimento em tecnologia é um ponto crucial para que as atividades logísticas, sobretudo relacionadas às entregas, sejam automatizadas. Devido a isso, ajuda a empresa na organização de informações tornando-as mais precisas, além do que, aumenta produtividade, eficiência e integra as etapas. Assim também, assegura maior controle sobre os negócios e possibilita visão clara sobre as questões que necessitam de aperfeiçoamento.
Dados e relatórios
Em qualquer tipo de estratégia é necessário a produção de relatórios de otimização, pois de maneira geral, são fornecidas informações detalhadas sobre o processo. Em razão disso, os relatórios contribuem na efetivação de ajustes em causas que influenciam diretamente na qualidade dos serviços. Contudo, esta prática carece de continuidade, isto quer dizer que, os gestores precisam criar o hábito de coletar e analisar dados, com a finalidade de obtenção de resultados positivos.
Neste contexto, percebe-se que para realização das etapas de coleta e entregas de mercadorias é exigido planejamento e estratégia, dado que estes métodos auxiliam na segurança, agilidade e eficiência das atividades. Por essa razão, a devida aplicação destes, resulta no ganho de competitividade no mercado e aumento dos lucros da empresa.
A Transpex é uma empresa especializada no segmento de logística e transporte de mercadorias leves e pesadas (volumosas) no atendimento a empresas do setor varejista e industrial de diversos segmentos.