Siga nossas Redes Sociais

BLOG
DA TRANSPEX

Entenda a importância e os benefícios do cross docking nas operações logística

27 Sep 2022

Com o mercado logístico cada vez mais competitivo, exige que as transportadoras realizem forte investimento e aperfeiçoamento em suas operações. Dado que, quanto mais ágil e eficiente ela for, maior será a chance de prestar serviços de qualidade e assim adquirir diferenciais competitivos. 

Em função disso, uma importante estratégia para as empresas do setor refere-se ao sistema de cross docking. Este o qual tem como objetivo, otimizar a cadeia de abastecimento por meio da redução do tempo das mercadorias no local do armazenamento. Deste modo, este método praticamente anula a função da armazenagem e da coleta de pedidos de um estabelecimento, o que certamente propicia a melhoria das etapas de recebimento e expedição.

Diante disso, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos a importância e os benefícios do sistema cross docking nas operações logísticas. Confira:

O que é o cross docking na logística?

Primeiro de tudo, o cross docking é uma expressão de origem inglesa que significa cruzamento de docas. Sendo este um sistema diferenciado para a distribuição de mercadorias, que funciona da seguinte forma: ao chegarem no centro de distribuição, já estará pronta toda uma estrutura para que as cargas sejam separadas e logo, em seguida, enviadas ao seu destinatário. 

Com isso, essa solução proporciona que as empresas agilizem as entregas para os consumidores e assim garanta que eles tenham acesso mais rápido aos seus pedidos. 

Neste sentido, na operação logística de cross docking, os fornecedores entregam as mercadorias em um conjunto de docas, ao mesmo tempo que a equipe do armazém separa e organiza as cargas conforme o pedido solicitado. Após esse processo, acomoda-se os lotes nos veículos de entrega a fim de serem realizadas as entregas em seus respectivos destinos. 

Vale ressaltar que nesta operação as mercadorias saem para entrega no mesmo dia, ou seja, não permanecem nem mesmo 24 horas no armazém, o qual tem a função apenas de área transitória para separação e manipulação das cargas.

Quais são os tipos de cross docking?

Em geral, existem diferentes tipos de cross docking, que as transportadoras escolhem de acordo com suas necessidades, sobretudo para auxiliar na otimização dos processos. Isto posto, entre os principais sistema de cross docking, podemos destacar:

Movimentação contínua 

Os produtos são recebidos pelo fornecedor e enviados com maior rapidez possível. Trata-se do modelo mais tradicional do cross docking, uma vez que evita acúmulo de materiais no estoque e ainda assegura otimização dos processos.

Movimentação híbrida

Já em relação a movimentação híbrida, os produtos são recebidos e separados, sendo que parte deles é enviado ao consumidor final e outra parte é direcionada ao estoque, com intuito de combinar outros itens que formarão novos pedidos, os quais serão maiores.

Movimento de distribuição

Neste caso, as mercadorias são recebidas e separadas para distribuição em cargas FTL para clientes finais em setores B2B.

Benefícios do cross docking

Este sistema torna as entregas mais rápidas e eficientes. Por isso, possibilita diversos benefícios, tais como:

Agilidade no fluxo de entrega

Com a inexistência da fase de armazenamento de produtos no cross docking, reduz-se o tempo de transporte de cargas. Isto é, a partir do momento que eles chegam até as docas, são analisados, conferidos e encaminhados para os veículos que farão o transporte até o destino final, tornando assim o tempo de entrega bem menor. 

Redução de custos

Esta é uma operação em que elimina-se a fase de estocagem, o que colabora diretamente para a otimização dos custos. Isso porque, a empresa, por exemplo, não precisa investir em aluguel de galpão temporário para servir como armazenamento das mercadorias. Pois, somente é necessário uma área para realização de conferência e separação das cargas de acordo com a região de entrega.

Menor dinâmica de trabalho

Outro ponto importante é que a dinâmica de trabalho se torna ainda mais enxuta. Isso ocorre devido às fases do processo, já que após o descarregamento, os produtos são catalogados e seguem diretamente para entrega. Além disso, todas as atividades são efetuadas com a utilização de ferramentas modernas, como o TMS e leitura de etiqueta do código de barras, permitindo então que haja menos trabalho para as equipes.

Aproveitamento dos veículos de entregas

Geralmente as mercadorias são organizadas conforme o percurso que é comum para elas. Sendo assim, cargas que possuem mesmo destino ou com certa proximidade, são alocadas no mesmo veículo. A partir disso, facilita a rota de entrega e ainda diminui-se o prazo estimado. 

Ademais, essa organização é fundamental para ter o melhor aproveitamento no compartimento dos veículos de entregas. Em virtude que, uma disposição melhor das mercadorias proporciona aos motoristas realizarem mais entregas seguindo uma mesma rota. 

Portanto, o sistema cross docking no setor logístico é uma estratégia crucial para melhorar a qualidade das operações e reduzir o tempo de entrega até os clientes finais. Ainda mais porque, em geral, a sua implementação garante maior controle sobre os pedidos, evitando possíveis problemas que resultam em prejuízos. 

A Transpex soluções logísticas, disponibiliza em suas operações o sistema cross docking, desenvolvido para as empresas que possuem pouca infraestrutura física de armazenagem, mas que precisam de agilidade em suas entregas. 

Voltar