Siga nossas Redes Sociais

BLOG
DA TRANSPEX

Veja tudo que precisa saber sobre o transporte de cargas fracionadas

17 Nov 2022

O transporte de cargas fracionadas é a modalidade de frete que possibilita agrupar diversas remessas de diferentes clientes no mesmo veículo. O que significa dizer que, este modelo de transporte é uma opção econômica para os clientes, já que são organizados em remessas menores para ocupar quase toda capacidade do caminhão. 

Neste sentido, a transportadora ficará responsável por coletar uma carga compatível com o carregamento e por fazer as entregas das mercadorias até o consumidor final. Por isso, este frete é bastante utilizado, especialmente por ser considerado com ótimo custo-benefício. No entanto, este segmento exige alguns cuidados para garantir que toda entrega de mercadorias funcione corretamente. Logo, é necessário planejar, a fim de realizar serviços alinhados com as diversas demandas e suprir as necessidades dos clientes. 

Diante disso, para entender mais sobre este assunto, a seguir, veja tudo que precisa saber sobre o transporte de cargas fracionadas. Confira:

O que é carga fracionada?

A carga fracionada refere-se ao tipo de transporte que atende operações em que uma pequena remessa é encaminhada para o consumidor final. Sendo assim, o embarcador paga somente pelo espaço utilizado no compartimento do caminhão. 

Só para exemplificar, imagine que uma empresa localizada no Rio de Janeiro-RJ, tenha que enviar um relógio para Salvador-BA. Ao escolher pela carga fracionada, a empresa não precisará pagar pelo frete total do caminhão. Assim, entende-se que o item é pequeno e não ocupa muito espaço no veículo, o que também permite à empresa colocar produtos com características similares e destinos próximos no mesmo frete. 

Dessa maneira, o valor referente ao frete é dividido por todas as empresas que contratarem a mesma operação, garantindo maior economia. Essa é uma excelente alternativa para as empresas que vendem suas mercadorias diretamente ao consumidor final. Em virtude que, sua eficiência auxilia na logística dos pedidos, agilizando a entrega das mercadorias e aumentando o nível de satisfação dos clientes.

Afinal, como funciona essa operação?

O serviço de entrega da operação de transporte de cargas fracionadas requer cuidados e planejamento adequado, pois sua finalidade é assegurar qualidade e rapidez nas entregas. 

Devido a isso, são necessários procedimentos como:

Cubagem da carga

Primeiramente, é preciso analisar a combinação de peso e volume de cada demanda. Isso se chama cubagem de carga, que tem como objetivo verificar as dimensões do produto para acomodação no veículo. Isso porque, alguns itens podem ocupar bastante espaço, mas apresentaram peso abaixo da capacidade máxima do veículo e outros podem ser pesados e pequenos.

Lembre-se que é primordial respeitar esse critério conforme a legislação do transporte rodoviário de cargas.

Mecanismos para entregas

Na entrega da modalidade fracionada, é preciso atentar-se às novas ferramentas e tecnologias do setor. Desse modo, elas podem ser aplicadas de acordo com a demanda, a fim de garantir um serviço de qualidade. Logo, é crucial utilizar os seguintes mecanismos:

  • Gestão de riscos;
  • Planejamento de rota;
  • Qualificação da equipe;
  • Monitoramento da carga;
  • Rastreamento de carga;
  • Seguro de cargas.

Segurança

Em geral, o transporte fracionado exige maior segurança para manuseio e entrega das mercadorias. Posto que, há procedimentos intermediários e excesso de manejo para acomodação da carga, o que carece de maior cuidado para evitar avarias, que prejudicam a satisfação dos clientes.

Roteirização

O planejamento de rotas é imprescindível para garantir que a entrega seja realizada eficientemente e sobretudo, no prazo estabelecido. Por esse motivo, o recomendável é utilizar um sistema de roteirização, tecnologia que auxilia na definição dos melhores trajetos, evitando rodovias perigosas, estradas com má infraestrutura e fluxo intenso de trânsito. 

Os benefícios da carga fracionada 

Os benefícios dessa operação estão ligados à competitividade e a economia, visto que as empresas pagam somente pelo espaço ocupado em cada remessa de produto, resultando na redução de custos. Além do mais, como são transportadas apenas mercadorias similares, diminui-se os riscos com avarias, extravios ou contaminações. Ainda também, neste tipo de transporte não é necessário esperar até ter a capacidade suficiente para preencher a carroceria, o que certamente gera lucros com agilidade nas entregas e redução no tempo de parada. 

Portanto, a modalidade de transporte de carga fracionada quando alinhada adequadamente com os serviços logísticos é uma ótima opção para suprir as necessidades dos clientes. Dado que, a partir da aplicação do planejamento de rotas e sistemas automatizados auxiliam na separação dos produtos por destino. 

Voltar